Ucrânia: Quatro igrejas são ocupadas por militares russos e uma destruída

  • 22/06/2022
Ucrânia: Quatro igrejas são ocupadas por militares russos e uma destruída
Ucrânia: Quatro igrejas são ocupadas por militares russos e uma destruída (Foto: Reprodução)

Quatro igrejas protestantes estão atualmente sofrendo assédio por autoridades em áreas agora sob controle russo, informou a Voice of the Martyrs Korea.

A organização também está investigando relatos de dois pastores da região, que atualmente estão detidos sem acusação e em locais desconhecidos.

“Três igrejas na região de Donetsk – Igreja Batista Central e Igreja de Cristo Salvador em Mariupol, e uma igreja em Manhush – bem como uma igreja em Vasilievka na região de Zaporozhye foram recentemente visitadas por oficiais ou soldados que realizaram buscas, confiscaram equipamentos, exigiram documentos e, em um caso, até mesmo evacuaram à força os membros da igreja de seu prédio”, diz o representante da VMK, Dr. Hyun Sook Foley.

Ele diz que em março, a Igreja Batista Central em Mariupol enterrou dois membros da igreja que faziam parte de um grupo de cinco cuja van foi atingida por uma granada enquanto faziam entregas e cuidavam de 200 pessoas que moravam no porão da igreja quando a cidade ficou sob ataque.

(Foto: Reprodução)
Igreja em Mariupol destruída. (Foto: Do the Word)

“Agora a cidade está sob controle russo. O próprio edifício da igreja foi destruído. Apenas o porão permanece. No domingo, 12 de junho, os membros restantes da igreja, menos de cem, estavam reunidos para o culto. Homens armados vieram com ameaças e exigiram os documentos de registro da igreja. Infelizmente, os homens armados receberam os documentos originais, que levaram com eles”, denuncia.

Todos esses incidentes ocorreram entre 12 e 16 de junho.

Assédio

O pastor Eric Foley, do The Voice of the Martyrs Korea, que tem contato com essas igrejas, diz que elas têm algo em comum que faria com que as autoridades as assediassem: o registro no governo ucraniano.

“Um líder regional da denominação nos disse que está incentivando os membros da igreja a garantir que não apresentem seus documentos originais”, diz Foley, por medo do que pode acontecer com eles.

Igrejas nas regiões de Donetsk e Luhansk, controladas pela Rússia, receberam tratamento semelhante às vezes desde 2014, quando os combates começaram no leste da Ucrânia.

Mariupol

“A Igreja Batista Central em Mariupol, que é uma dessas quatro igrejas, enterrou dois membros da igreja que foram martirizados em março. Este era um grupo de cinco membros da igreja na área de Mariupol que estava cuidando de 200 pessoas no porão da Igreja Batista Central”, contou o pastor.

“Aqueles cinco foram atingidos por uma granada enquanto faziam suas entregas e cuidavam dessas 200 pessoas”, relata Foley.

Mariupol recentemente caiu nas mãos de invasores russos após meses de intensos combates. O prédio da igreja foi destruído, restando apenas o porão.

“O líder da igreja estava nos dizendo que os oficiais de lá apresentam tudo protestante como plantado nos Estados Unidos. Apenas a Igreja Ortodoxa Russa, Patriarcado de Moscou, tem o direito de operar. Então, nós realmente precisamos orar por discernimento para essas igrejas”, diz Foley.

Apesar do assédio e dos prédios destruídos, as igrejas continuam orando e servindo seus vizinhos, informa a VMK.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/ucrania-quatro-igrejas-sao-ocupadas-por-militares-russos-e-uma-destruida.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes